
O município do Cabo de Santo Agostinho deu início às aulas do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), iniciativa do Governo Federal em parceria com a Prefeitura Municipal, com o objetivo de combater o analfabetismo entre jovens, adultos e idosos. Ao todo, foram formadas 18 turmas, o maior número entre todos os municípios participantes do PBA 2025 no estado de Pernambuco. Estão sendo contemplados com as aulas 235 pessoas com idade a partir dos 15 anos ou mais não alfabetizadas que vivem na zona rural ou urbana do município.
De acordo com Micheline Oliveira, coordenadora de programas e projetos educacionais da Secretaria Municipal de Educação, as aulas estão sendo ministradas por 18 professores alfabetizadores, distribuídos em diferentes espaços: 15 turmas funcionam em escolas públicas, duas em associações comunitárias e uma em uma igreja.
Nessa segunda-feira (11), parte dos professores foi acolhida oficialmente pela equipe técnica da Secretaria de Educação. Durante o encontro, os educadores conheceram o corpo técnico e receberam as boas-vindas do secretário municipal de Educação, Isaltino Nascimento, que destacou a importância do trabalho dos alfabetizadores para transformar vidas por meio da educação.
"É uma experiência maravilhosa. Em apenas uma semana de aula, já percebo a evolução dos alunos”, relatou Edileuza Helena da Cruz, que conduz uma turma com 10 estudantes na Escola Professora Maria Thamar, em Gaibu. O processo de aprendizagem do PBA tem duração de até 12 meses. Ao final do curso, os participantes recebem uma declaração de alfabetização, abrindo portas para novas oportunidades educacionais e sociais.
Por Raíza Muniz