
Gestores escolares da Rede Municipal do Cabo de Santo Agostinho participaram, nessa terça-feira (12), de uma formação do Projeto Crescer sem Violência, uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho/Canal Futura em parceria com a Unicef, ChildHood e a The Freedom Fund Brasil e Prefeitura. A atividade foi realizada durante todo o dia no Centro de Formação de Professores Elmo de Freitas, e também contou com gestores de escolas estaduais e representantes das Secretarias de Educação, Assistência Social e Defesa Social do município. O objetivo é desenvolver ações para a prevenção e o enfrentamento do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
A capacitação foi conduzida pelos formadores do projeto Roseane Morais e Bruno Rosas. Houve momentos de escuta, dinâmicas e ao final todos receberam um kit com livros e vídeos sobre a temática a serem utilizados em atividades sobre a temática. Cínthia Sarinho, líder de projetos da Fundação Roberto Marinho, comentou a importância desse momento com os gestores. “O projeto visa formar os profissionais da educação e da rede de proteção fortalecendo a rede de proteção local, por meio da implementação de conteúdos pedagógicos do Projeto Crescer sem Violência, usando o material como ferramenta de apoio às ações de fortalecimento das ações de prevenção e enfrentamento à violência, à exploração e ao abuso sexual de crianças e adolescentes”, destacou.
O projeto está no município desde 2023 e recentemente iniciou seu 2º ciclo, contemplando os anos de 2025 e 2026. O ciclo atual inclui a formação dos gestores escolares e profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA); curso autoinstrucional sobre a temática; webinários sobre a temática (formação continuada dos profissionais; acompanhamento e articulação permanente através de ferramenta digital; disponibilização de conteúdos de apoio para ações voltadas à temática; entre outras atividades.
Os secretários Isaltino Nascimento (Municipal de Educação) e Rosemberg Nascimento (Executivo de Educação) participaram da formação. "É muito importante que todos compreendam a necessidade e a importância de construirmos, juntos, um trabalho firme de prevenção e combate à violência, à exploração e ao abuso sexual de nossas crianças e adolescentes. No que depender da nossa secretaria, do nosso empenho e do nosso compromisso, faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir que nossa juventude cresça livre dessas ameaças", destacou Isaltino.
"O projeto Crescer sem Violência tem sido muito positivo. Na nossa escola tivemos palestras com psicólogo, filmes sobre a temática. Muitas mães se envolveram e até os alunos ficaram mais à vontade para falar sobre isso. É um tema delicado, que exige cuidado na forma de abordar", comentou Joselita Cheron, gestora da Escola Municipal Jason Brandão da Silva.
Por Raíza Muniz
Foto: Daniel Lackberg