De 18 a 22 de agosto, escolas da Rede Municipal de Ensino vivenciaram a Semana da Agricultura. A programação contou com atividades em cinco escolas, cada uma com um tema diferente a ser trabalhado com os alunos. A palestra inaugural no dia 18, intitulada “O Mundo das Abelhas e a Arte de Produzir Mel”, contou com a participação de aproximadamente 40 alunos das turmas de pré-escolar I e II, além das séries 1ª, 2ª e 3ª da Escola Vicente Yañez Pinzón, em Nazaré.

Durante o encontro, foram discutidos temas relacionados à importância das abelhas e ao papel fundamental que desempenham como animais operários, além de sua contribuição para o ciclo da agricultura familiar na zona rural. Também foram abordadas as atividades que os insetos realizam, desde a construção da colmeia até a produção do mel. Além disso, foi enfatizada a relevância da apicultura, que envolve a criação de abelhas, as técnicas de extração do mel e a produção de produtos naturais e comestíveis, como própolis, mel e pólen.

No segundo dia, a Escola Jason Brandão, na Cohab, trabalhou o tema “Zoonoses e a Importância da Saúde Única”. Um momento de troca e aprendizado, mostrando às crianças a importância de cuidar dos animais e, assim, também proteger a saúde. Na quarta-feira, foi a vez da Escola Laura Rodrigues Cavalcante, de Pontezinha, receber a programação para abordar o tema “Criação de Peixe: Caminhos para a Produção Sustentável”. As crianças descobriram como a criação de peixes contribui para a alimentação, a economia e o futuro sustentável. Com o tema “Mãos na Terra, Coração na Horta”, na quinta-feira, alunos da Escola Cremilda Maria Santana de Oliveira, de Garapu, criaram uma horta comunitária. No último dia, foi a vez da Escola Eronides Soares, em Pontezinha, mergulhar no tema Biogás em Ação: Ciência, Reciclagem e Energia. As crianças aprenderam, de forma prática, como a tecnologia dos biodigestores, os biofertilizantes e a reciclagem podem transformar resíduos em energia limpa e sustentável. 

“Aqui em nosso município, buscamos incentivar e conscientizar os estudantes sobre a relação correta com o meio ambiente e os animais desde a primeira idade. Estamos comprometidos em fortalecer essa conexão com as atividades agrícolas e promover o conhecimento dentro do ambiente educacional”, declarou a secretária executiva de Agricultura, Sueleide Torres.

“Nossos agradecimentos aos secretários de Educação e Agricultura em levar para as escolas urbanas os conhecimentos do Campo. Hoje as escolas pelas quais passamos têm outro olhar, os educandos e educandas, gestores e professores estão com a tarefa de serem propagadores desse conhecimento”, comentou a coordenadora das Escolas do Campo, das Águas e das Florestas, Eliane Marques.