Representando o município do Cabo de Santo Agostinho, alunos do Núcleo de Estudos Avançados e Científicos (NEAC) da Rede Municipal participaram, nessa quinta-feira (28), da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O palco da competição foi o centro de convenções Recife Expo Center, na capital. Concorrendo na modalidade artística, os estudantes levaram o projeto RobotCabo, apresentando uma performance que integrou tecnologia e identidade cultural valorizando o frevo, patrimônio cultural imaterial da humanidade.

Pela manhã, os estudantes passaram por uma entrevista técnica, onde a banca avaliadora examina o conhecimento real da equipe em relação ao projeto construído. À tarde, foi a vez dos representantes do Cabo apresentarem a performance, unindo a execução da robô “Agustinha” à passos de frevo e imagens do município.

A equipe RobotCabo é composta pelos estudantes Jullya Evelyn Ferreira do Santos (14 anos), Paulo Henrique da Costa Conrado (14 anos), Gabriel Clemente de Oliveira (13 anos) e Pablo Henrique de Lima Veloso (14 anos), sob a orientação da professora de Robótica Andreza Torreão.

Jullya, que é aluna do 9º ano na Escola Manoel Maria Caetano, em Rosário, e também integra a equipe feminina de robótica do NEAC, comentou sua experiência. “Pra mim foi muito bom participar de um evento tão grande assim, onde pudemos conhecer outros projetos e ainda representar o nosso município”, comentou.

Por Raíza Muniz

Foto: João Vitor