
Escolas da Rede Municipal do Cabo de Santo Agostinho estão realizando durante esta semana (15 a 19 de setembro) o 1º simulado do ano em preparação ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), a nível nacional, e ao Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE). A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação (SME) e tem o intuito de ampliar a familiarização dos estudantes do ensino fundamental com os exames externos.
Nos testes prévios, os alunos respondem questões de língua portuguesa e matemática. “Outros três simulados estão sendo organizados para que nossos alunos estejam cada vez mais preparados e mobilizados para a prova do SAEB, que é um instrumento importantíssimo de avaliação externa aplicado em todo o país”, destacou o secretário municipal de Educação, Isaltino Nascimento.
O SAEB é aplicado a cada dois anos. Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 1990, tem o objetivo de avaliar os níveis de aprendizagem dos estudantes por meio de testes e questionários contextuais. Os resultados do SAEB são combinados com dados do Censo Escolar para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Este ano, as provas do Saeb serão aplicadas de 20 a 31 de outubro. A nível municipal participarão alunos do ensino fundamental do 5º e 9º ano de forma censitária e do 2º ano de forma amostral.
Já o SAEPE acontece anualmente, com avaliações em Língua Portuguesa e Matemática para os alunos da rede pública de ensino, desde 2000, com o objetivo de aferir o desempenho dos alunos da rede pública e fomentar mudanças na educação oferecida pelo estado. A previsão é de que os testes sejam aplicados entre os dias 25 e 27 de novembro de 2025, sendo voltados para os alunos do 2º, 5º, 9º anos do ensino fundamental do município e 3º ano do ensino médio (rede estadual).
A superintendente de Ensino da SME, Aldenice Tavares, explicou que, mesmo as provas do SAEB e SAEPE sendo aplicadas para níveis específicos, os simulados estão contemplando alunos desde o 1º até o 9º ano. “Nosso objetivo é de que todos os nossos estudantes tenham acesso a essas provas e possam avaliar seus conhecimentos vivenciando todo o processo de aplicação de uma avaliação externa”, ressaltou.
Por Raíza Muniz