

A manhã desta sexta-feira (19) foi de muita animação na Escola Municipal Cremilda Maria Santana de Oliveira, localizada em Garapu, no Cabo de Santo Agostinho. Os alunos participaram da primeira colheita da horta implantada durante a Semana da Agricultura, realizada de 18 a 22 de agosto, de iniciativa da Secretaria Executiva de Agricultura em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
A ação “Mãos na Terra, Coração na Horta” envolveu estudantes de duas turmas, professores, funcionários da escola e técnicos da Secretaria de Agricultura. Hoje foi dia de colher alfaces (crespa, lisa e roxa), cebolinho e coentro, e em breve os pimentões e tomates estarão prontos para serem colhidos. Ao final da colheita, cada aluno pôde levar para casa os alimentos cultivados.
A secretária de Agricultura, Sueleide Torres, comemorou o sucesso da ação. “Superou nossa expectativa. Trouxemos essa ideia na Semana da Agricultura, e os alunos abraçaram de uma forma surpreendente. Eles plantaram, cuidaram dia após dia e hoje vão levar pra casa e partilhar essa experiência com a família. É algo que ficará na memória deles”, declarou.
“Eu achei ótimo. Que a gente possa plantar de novo”, disse a aluna Bárbara Nely Ana, 9 anos, do 4º ano. “Eles estavam super empolgados. Participaram de todas as etapas. Cuidaram da horta com muito zelo, regavam todos os dias. Que possamos continuar com esse trabalho e envolver outras turmas para que todos tenham essa experiência”, comentou a gestora da escola Anelise Santana. “Estamos muito felizes com o resultado dessa ação na Escola Cremilda. Os alunos participaram ativamente de todo o processo. Que possamos levar essa iniciativa para outras escolas da nossa rede”, destacou o secretário executivo de Educação, Rosemberg Nascimento.
Por Raíza Muniz
