Técnicos da Secretaria Municipal de Educação do Cabo de Santo Agostinho e representantes de duas Escolas em Tempo Integral (ETIs) do município participaram, na sexta-feira (19), do II Encontro Presencial do Curso Escola em Tempo Integral do Nordeste – Área 2, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). O evento aconteceu na Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire, na capital pernambucana.

O Cabo foi destaque na abertura da formação, com a apresentação do Coral de Flautas da ETI Joaquim Nabuco e uma mostra de dança da ETI Conde da Boa Vista, ambas selecionadas previamente pela equipe organizadora do curso.  Na ocasião, a coordenadora das ETIs da Secretaria Municipal de Educação, Rúbia dos Santos, destacou que a política das Escolas em Tempo Integral do Cabo busca ir além do currículo comum, valorizando a parte diversificada e o caráter lúdico das atividades como elementos fundamentais para a formação integral dos estudantes. Mostrei como funcionam as oficinas pedagógicas e culturais desenvolvidas nas nossas escolas”, enfatizou.

Rúbia ressaltou ainda o papel do apoio da iniciativa privada e da comunidade para o fortalecimento das escolas. “A ETI Joaquim Nabuco, por exemplo, conta com o apoio da Petrobras e de empresas do Porto de Suape, enquanto a Conde da Boa Vista recebe apoio direto da comunidade escolar”, explicou Rubia. “A família também é primordial para esse processo de aprendizagem dos nosso estudantes”, complementou. Além de Rúbia, participaram da formação o superintendente de ensino Marcone Costa, Edna Silva, gestores e professores das escolas participantes.

Por Raíza Muniz